Delicioso e com muita história! O chocolate quente teve sua origem há muito tempo atrás, por volta de 1500 A.C. Dizem que foram os astecas que fizeram os europeus conhecerem essa bebida doce e só depois de séculos tornou-se popular na Europa. Na Espanha, por exemplo, foi descoberto no começo do século 17, e se tornou uma das bebidas favoritas da aristocracia espanhola.
Para muitos espanhóis, café da manhã significa um chocolate quente bem cremoso (praticamente uma pasta), que é apreciado com churros.
Nos dias de hoje, o chocolate quente é uma das bebidas mais apreciadas do inverno em diversos países e pode ser preparado de maneiras diferentes. No México, o chocolate quente é apreciado em várias combinações deliciosas e geralmente vendido em blocos redondos ou hexagonais. Esses blocos são dissolvidos em água quente, leite ou creme, antes de serem misturados e temperados com mais chocolate, canela, baunilha ou pimenta. No Brasil, normalmente é consumido com leite, e muitos adoram incrementar com Chantily para dar um toque especial. Porém, você sabe preparar um bom chocolate quente e super cremoso? Aqui uma dica de receita:
Ingredientes:
– 1 litro de leite
– 350g de chocolate meio amargo
– 50g de chocolate em pó
– 200g de creme de leite
– 25g de amido de milho
– 2g essência de baunilha
Modo de preparo:
Derreta o chocolate meio amargo com o creme de leite no microondas por 2 minutos em potência média ou em uma panela em banho maria até formar um ganache. Ferva o leite com o chocolate em pó e o amido, junte o ganache e deixe ferver por um minuto. Dica: Chantily e canela podem dar um sabor a mais na bebida.
Tá com água na boca, não é? Se você está na aula ou no trabalho e não quer esperar chegar em casa para preparar essa delícia, o Qoppa Café te espera com essa delícia de segunda a sexta a partir das 16h. #vemproqoppa.